planejamento

Para o sucesso de seu projeto é importante ter uma gestão de conteúdo alinhada com a comunicação estratégica da empresa.

Primeiro é preciso encontrar na empresa as informações relevantes, suas fontes e entender o público-alvo e suas formas de consumir informação. Por fim criar uma estratégia de comunicação focada no seu projeto.

Essa é normalmente a fase inicial do projeto.

Durante essa etapa inicial, o Portal ou Intranet atual é avaliado e são inventariados os conteúdos e serviços disponíveis. São inventariados também os conteúdos desejados para o novo Projeto, em reuniões com a participação do cliente e os diferentes públicos do projeto.

Após o levantamento, o inventário final é compilado em um documento que serve de base para as demais fases.

Ainda nessa fase pode realizado o card sorting com até 12 participantes individuais escolhidos pelo cliente. Trata-se de uma técnica que gera insumos para a fase de arquitetura de informação. Com ela os próprios usuários dão nomes aos conteúdos e áreas do Portal e as organizam de acordo com sua visão e modelo mental, auxiliando na tomada de decisão sobre a organização e navegação do projeto.

 

Veja também